Agentes de limpeza prometem animar o bloco ‘Tá Limpo'

Serviços Urbanos
20/01/2011 16h00

Entre um trabalho e outro, os funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) não conseguem esconder a ansiedade e a alegria de poder curtir mais um ano de Pré-Caju no bloco ‘Tá Limpo', uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju que completa 16 anos na prévia carnavalesca. Ao longo da avenida Beira Mar, o bloco irá desfilar com 600 pessoas, entre agentes de limpeza, funcionários administrativos e convidados, ao som de atrações locais.

Em meio às mudas de árvores e plantas ornamentais, Ana Olivia, funcionária da Emsurb há 18 anos, revela que está contando as horas para pular na avenida. "É muito bonito e divertido. Já estou animada para chegar lá e dançar muito. Desde segunda-feira que não durmo direito", disse. O trabalho de Ana é cuidar do horto, regando as plantas e orientando o serviço dos demais funcionários. "Vou logo cedo para a Emsurb e depois da festa tenho que chegar no horto preparada para mais uma jornada. Pode ter certeza que vale o esforço", registra.

Quem irá participar do bloco ‘Tá Limpo' é a também funcionária do horto Maria de Fátima, colega de serviço de Ana Olivia. "Aqui não se fala em outra coisa. Todo mundo quer ir no bloco pra dançar e brincar. O melhor de tudo é o acolhimento de todos", conta. Fátima pretende percorrer todos os dias os 4km de extensão da avenida. "Com jeitinho e sem exagero, eu chego até o final da festa querendo mais", empolga-se.

Oficina

Para enfeitar os participantes do bloco, foi realizada uma oficina de papel. As funcionárias estão em atividade desde o dia 17 deste mês, quando iniciaram a confecção de chapéus reciclados, feitos com papel de jornal e revista. "Estamos dobrando e fazendo os chapéus para que todos fiquem bonitos na avenida. É terminando o serviço e indo pra folia", conta Elizabethe Sá de César, que desfilará pela terceira vez seguida. "Todos os anos o bloco melhora e cresce, por isso é sempre bom participar", frisa.

O serviço de pintura dos chapéus ficou a cargo de Leopoldina Santos Pereira, que demonstra satisfação e experiência em cada borrifada de spray. "O bloco 'Tá Limpo' é diversão e trabalho ao mesmo tempo. Lá eu encontro os amigos de outros setores que ficam nos mercados e na garagem e sempre procuramos brincar a noite toda", revela Leopoldina, conhecida entre os funcionários da Emsurb como Dina. Ela não perdeu uma edição do bloco desde a sua criação. "Se acabar eu vou chorar muito. Eu queria esse bloco todo dia", diz entusiasma.

O kit do bloco ‘Tá Limpo', além da camisa, short, pochete  e squeeze (garrafa para água), inclui também um chapéu reciclado produzido pela oficina de papel. Nas cores azul, amarelo, vermelho e verde, o chapéu tem a intenção dar brilho a festa, mostrando ainda o que é possível fazer através do reaproveitamento de materiais jogados no lixo. "Esse é o segundo ano que o bloco terá o chapéu. É uma maneira de mostrarmos nosso trabalho para todos que participam da festa", enfatiza Cristina Sales, coordenadora da Oficina.

Atrações

O bloco ‘Tá Limpo' irá desfilar na avenida durante três dias, sempre com a participação do DJ Leo Levi e de outras atrações locais. Na quinta-feira, 20, o som do trio elétrico será animado pelo grupo 'Lateiros Curupira'. Na sexta-feira, 21, a animação fica por conta da banda Goove Night. Finalizando a participação do ‘Tá Limpo' na prévia, quem sobe no trio é a banda Reação.
Confira as atrações do bloco 'Tá Limpo':

Quinta-feira (dia 20/01), às 21h
DJ Leo Levi
Lateiros Curupira

Sexta-feira (dia 21/01), às 21h30
DJ Leo Levi
Groove Night

Sábado (dia 22/01), às 20h30
DJ Leo Levi
Reação